Dúvidas sobre violão e Guitarra? O PROFESSOR RESPONDE…

São muitas as perguntas que já ouvi em mais de dez anos lecionando música. Irei responder aqui as seis perguntas mais frequente, de um aluno iniciante em sua primeira aula de violão ou guitarra. Leia com atenção, pois esta dúvida pode ser a sua também!

1) Que violão eu devo comprar, com cordas de aço ou nylon?

Eu geralmente indico para quem está iniciando os seus estudos no violão um instrumento com cordas de nylon, pois diminui a sensação de ardência na ponta dos dedos em função do estudo da técnica. Além disso, a maioria das metodologias para violão são escritas tecnicamente para violão com cordas de nylon. Eu sugiro também que o aluno experimente fazer uma nota uma vez no de aço e outra no de nylon. Depois pergunto qual ele achou mais cômodo.

O estilo de música que você mais gosta também pode influenciar na escolha do seu primeiro instrumento.

2) Posso começar a aprender a tocar guitarra ou tenho que aprender violão primeiro?

Muitos alunos marcam a primeira aula de violão, mas quando entram em minha sala e se deparam com várias guitarras em exposição, me fazem esta pergunta. Você pode começar, sim, na guitarra. Embora ela seja um pouco mais pesada do que o violão, não existe nenhum pré-requisito para iniciar o seu estudo na guitarra. Então, escolha uma que faça o seu estilo e desperte o guitarrista que há em você.

3) Se eu comprar uma guitarra eu tenho que comprar uma caixa amplificada (cubo) também?

Não necessariamente. Quando eu comprei a minha primeira guitarra, aos treze anos, minha mãe teve um sossego, porque eu tocava violão o dia inteiro e era aquele blam, blam, blam com a guitarra sem ligar na caixa amplificada (cubo). Quando eu tocava não se ouvia quase nada e não incomodava ninguém. Meses depois, eu comprei uma pedaleira, então, quando eu queria ligar, eu a usava com fones de ouvido e fazia aquele som, sem que os vizinhos ouvissem.

4) Qual é a melhor idade para aprender?

Para crianças, o mais indicado é que elas já sejam alfabetizadas. Para os adultos, nunca é tarde. Eu tive um aluno que começou a estudar violão aos sessenta e oito anos de idade, em razão de sua aposentadoria passou a fazer aulas para ocupar o seu tempo, em questão de meses ele estava tocando super bem.

5) É melhor eu tocar com palheta fina ou mais dura?

Cada palheta tem uma característica no som que você vai tirar do seu instrumento. Eu indico começar com uma palheta média. Depois, com o passar do tempo, você criará uma identidade musical e poderá escolher a que você achar melhor. Tanto no violão como na guitarra você deve estudar dedilhados e palhetadas.

6) Será que eu aprendo? Em quanto tempo eu vou aprender a tocar?

Todos podem aprender, embora o que determina o sucesso seja a força de vontade de cada um. Alguns têm mais facilidade, outros nem tanta, mas se você é apaixonado por música e tem um pouquinho de persistência, eu garanto que aprende, e dentro de alguns meses você estará fazendo um som para os seus amigos e dando um show no próximo Musiclin In Concert.

Prof. Geison Dailor