BATERIA ACÚSTICA OU ELETRÔNICA?
Antes de iniciar uma comparação entre baterias acústicas e eletrônicas, é importante ter em mente uma definição básica sobre o que seria o instrumento bateria. A bateria nada mais é do que um conjunto de tambores e pratos de tamanhos e timbres diversos, organizados com o objetivo de serem tocados por uma única pessoa, músico esse denominado baterista.
Os tambores e pratos são instrumentos única e exclusivamente acústicos, ou seja, produzem som por si só quando percutidos através de baquetas. Quando se fala em bateria, então, é preciso ter em mente que ela é um instrumento de origem acústica.
Tocar numa bateria acústica é uma sensação incomparável. É ela que vai dar a resposta sonora real que um baterista precisa: sensibilidades e sentimentos, ou seja, sons fortes e fracos, afinação a gosto, timbragem dos tambores, entre outras.
A bateria acústica é um instrumento de bastante volume sonoro. Para se apresentar, dependendo do espaço, não é necessário nem microfoná-la. Porém, quando se fala em estudar bateria, devemos estar atentos ao seu alto volume a fim de não agredir os ouvidos. Nesse caso, recomenda-se abafar a bateria, ou seja, colocar uma borracha apropriada sobre os tambores e pratos, diminuindo assim sua resposta sonora. O abafamento é muito importante, principalmente se você mora em apartamento. Seu síndico e seus vizinhos agradecem!
Para resolver principalmente a questão do alto volume sonoro das baterias, encontramos no mercado as baterias eletrônicas. A bateria eletrônica é uma ótima opção para quem quer tocar forte, sem agredir seus ouvidos ou os dos vizinhos. Com ela, é possível controlar o volume no equipamento de som. Pode-se “plugar” a bateria em uma caixa amplificada ou utilizar fones de ouvido.
Com relação ao som das baterias eletrônicas, já existem grandes avanços das fábricas hoje em dia, conforme cada modelo. Das diversas marcas existentes no mercado, alguns modelos possuem muitos recursos como, por exemplo, timbres diversos, saída USB para computador, gravação, tudo isso apertando apenas um botão.
Se você pretende iniciar sua caminhada musical na bateria e tem o privilégio de fazer barulho sem incomodar ninguém, recomendamos comprar uma bateria acústica. Mas, se você mora em apartamento, é conveniente comprar uma eletrônica.
Nas aulas de bateria na Musiclin, o aluno aprende a utilizar as duas opções e, com isso, tem a oportunidade de perceber claramente as vantagens, desvantagens e as demais diferenças entre elas. Quem quiser conhecer mais um pouco sobre as baterias pode agendar uma aula conosco.