O que é um cantor de alto desempenho?

Você já deve ter ouvido falar em atleta de alto desempenho, rendimento, ou performance, certo? Pois bem, podemos afirmar que um cantor não deixa de ser um atleta da voz! Mas nesse caso o termo alto desempenho veio para separar os cantores que usam sua voz com mais frequência, dos que usam menos a voz.

Podemos chamar um cantor de alto desempenho, aquele que se apresenta em dias consecutivos, canta por horas seguidas, e muitas vezes com coreografias. São os cantores de ópera, musicais, cantores de bailes, solistas de pop, rock, sertanejo, etc.

Cantar é uma atividade atlética e envolve músculos do corpo inteiro. E os cantores de alto desempenho devem buscar um condicionamento tão regrado quanto ao de um atleta olímpico, por exemplo.

Imagine a cena: um show agendado para esta noite e o cantor não descansou o suficiente na noite anterior. Sua voz está rouca e ele sabe que o rendimento será comprometido. O quê fazer com as duas mil pessoas que compraram ingressos antecipados? e todo o investimento e preparativos?  O show business não perdoa e o risco é alto! Assim como um atleta que treinou anos para a competição e possui vários patrocinadores, em cima da hora, ele ainda pode se lesionar e correr o risco de perder a competição, os patrocinadores e até mesmo a carreira.

Um cantor de alto desempenho deve estar cercado de profissionais especialistas que lhe garantam a instrução correta e personalizada para o seu trabalho. São eles: médico otorrinolaringologista que fornecerá os exames e o diagnóstico da saúde vocal e auditiva; O fonoaudiólogo especialista em voz, que aplicará exercícios específicos de acordo com os diagnósticos do médico; Um personal trainer ou instrutor de academia para trabalhar a tonificação muscular de todo corpo; e um professor de técnica vocal que ajudará a desenvolver a musicalidade e a técnica correta para potencializar a voz do cantor.

A grande maioria dos cantores, acabam recorrendo a esses profissionais quando já estão com problemas, numa situação até mesmo crítica, o que leva-o muitas vezes a interromper a carreira por algumas semanas e até meses, para o tratamento adequado.

O treinamento, monitoramento e avaliação constante, são a base para todos os cantores de alto desempenho. Caso contrário, poderão comprometer justamente o que mais precisam: o desempenho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.