Aula de Direção X Aula de Música

Muitas pessoas acham que existe uma aptidão natural ou um tipo de dom para que se possa tocar um instrumento. Como explicar porque alguns cantam e tocam tão bem, com tamanha naturalidade, enquanto outros nem sequer conseguem cantar uma nota afinada? Na verdade não é uma questão de dom, mas a dificuldade pode ser o “X” da questão.

Vamos traçar um paralelo entre a prática de direção de um veículo com a aula de música. Dirigir um veículo e entender os códigos de trânsito sem que alguém lhe ensine e pratique por um bom tempo é praticamente inconcebível. A coordenação necessária para dirigir um carro em várias velocidades envolve a troca de marchas, a atenção à sinalização, aos demais motoristas e pedestres. É algo muito difícil e requer 25 horas de aulas práticas, de acordo com o Detran.

Eis uma pergunta que não quer calar: Por que a maioria das pessoas se acha capaz de aprender a dirigir, mas acredita que aprender música é somente para os “iluminados”?

Na verdade ambas as tarefas não são fáceis, mas têm o seu beneficio. Aprender a dirigir um veículo te dá a liberdade de se locomover sem depender de outra pessoa, e isso é de uma utilidade incalculável. Entretanto, aprender música também traz inúmeros benefícios e pode ser menos perigoso. O fato é que, assim como aprender a dirigir, também é possível aprender música em 25 horas. Desde que, assim como nas aulas de direção, se tenha um bom professor.

Já falamos que aprender música traz inúmeros benefícios. Será que se as pessoas soubessem música seriam menos estressadas no trânsito?

Se você consegue aprender a dirigir: Acredite que você também pode aprender música! Isso inclui aprender aquele instrumento que você admira tanto, ou mesmo cantar aquela música que sempre lhe emociona.

Felizmente, diferente do carro, a música não se limita a 5ª ou 6ª marcha. Entretanto, é preciso entender que assim como eu posso aprender com dificuldades a andar de bicicleta, moto, carro, caminhão, também posso ser capaz de pilotar um Boeing 747 ou um caça Mirage. Na música não é diferente. Você pode aprender a cantar um “parabéns pra você” e até tocar um jazz ou uma sinfonia de Rachmaninov. Mas são necessários muitos anos de treino e perseverança para que se possa pilotar bem um carro de fórmula 1, assim como um violino Stradivarius, por exemplo. O interessante é que ambos podem custar o mesmo preço. Isso sim é para alguns “iluminados”!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.